MISSÃO

Promover o SUCESSO PLENO de todos e de cada um dos seus alunos, assumindo uma aposta clara na QUALIDADE e na EXCELÊNCIA do serviço educativo prestado.

VALORES

Todos os alunos que frequentam a ESSP devem ser orientados, do 7.º ao 12.º ano, nas atividades letivas e extra letivas, a desenvolver e a pôr em prática os valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e que regem a cultura da Escola Secundária São Pedro, designadamente:

VISÃO

Se a MISSÃO é o propósito da organização, a VISÃO é, por sua vez, o seu ideário, o ideal que a Escola pretende atingir.

Assim, a São Pedro, ao balizar toda a sua ação educativa (práticas pedagógicas, organizacionais e socializantes) na interação dos quatro pilares consignados no
Relatório da UNESCO para o Século XXI - Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser - aposta claramente numa VISÃO HOLÍSTICA, HUMANISTA E INCLUSIVA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA.

A São Pedro, enquanto instituição pública de educação e formação atenta ao meio em que se insere, valoriza a qualidade do ensino e das aprendizagens, bem como a formação pessoal, social e cívica dos seus alunos, numa perspetiva de construção do conhecimento, tendo por horizonte a
formação de jovens preparados, pelas suas competências, a tornarem-se cidadãos de pleno direito, conscientes, informados e responsáveis, capazes de alcançar a EXCELÊNCIA DO SABER E DO SER, NUM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA.